WebService CEPExemplosCódigosContribuir


foi bom para você?
Faça um doação para o FAP
(fundo de amparo ao programador, que sou eu)

novidades

04:51 3/4/2008 - novo servidor, agora em um quad-core!
uptime atual servidor atual: website monitoring service
uptime servidor antigo (continua no ar, rodando outras coisas minhas): website monitoring



Disponibilizado BASE de dados de CEP

Utilize a base localmente, utilize o WebService apenas se não encontrar o CEP nesta base de dados.

Download da base de dados de CEP

O que é o WebService de CEP?

É um serviço de consulta de CEP para ser utilizado como auxiliar para qualquer sistema, que pode ser configurado para responder em XML, QUERY STRING e código javascript (para simplificar o uso com AJAX).

O que fez um cara perder o seu tempo com isso?

Nos formulários de cadastros dos meus sistemas utilizo a busca de CEP para preenchimento do cadastro, mas minha base de dados é de 2005.

Desde 2005 diversos CEPs foram "criados" e a minha base foi ficando obsoleta e começou a surgir diversas solicitações de CEPs novos, toda solicitação tinha que parar tudo que estava fazendo, incluir o CEP / Logradouro / Bairro / Cidade / UF manualmente, perdendo uns 10 minutos para efetuar esse cadastro.

Um belo dia, me solicitaram a inclusão de 2 CEPs, resolvi procurar uma nova base de dados, mas a nova versão da base de dados está criptografada no CD de CEPs dos correios. O CD pode ser comprado em qualquer agência dos correios, mas apesar de você pagar pela informação você não pode adaptar ela no seu sistema, pq ela está criptografada.

Essa informação é de domínio público, essa informação pode ajudar diversos desenvolvedores a fazer um sistema de qualidade, mais dinâmico e inteligente. No Brasil existem milhares de lojas virtuais, diversos empregos são criados com elas, e a logística é uma das partes importantes no e-commerce e o endereço certo é a "base" para entrega de mercadorias.

Fica aqui um pequeno protesto aos correios por não abrirem essa informação com os desenvolvedores brasileiros!

Você não acha que essa informação deveria ser aberta para todos?





website monitoring service


bombando desde 12/2005 - 188.249.755 requisições até o momento